segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Granola: Aliada ou Inimiga da Balança?



A granola consiste de uma mistura de frutas secas, grãos (fibra de trigo, aveia, e flocos de arroz), sementes (castanha de cajú, castanha do pará, amendoim) e açúcar mascavo. Foi inventada em 1886 por um médico suíço e desde então tem sido um dos produtos mais consumidos por todas as pessoas. O que esquecemos de observar, é a quantidade e o açúcar que é ingerido nesses produtos, pois para agradar o paladar dos consumidores, foram acrescentados uma grande quantidade de açúcar e outros ingredientes.

Para poder explicar direitinho pra vocês, separei cada ingrediente por cor de acordo como é vendido no mercado, vamos lá?

Primeiro ingrediente (azul): cereais como: aveia, trigo, centeio, cevada, amaranto, quinua ou um mix destes ingredientes.

Segundo ingrediente (verde): grãos como castanhas (cajú, pará, nozes, amendoa, avelã, etc), semente de linhaça, girassol, gergelim, ou um mix destes ingredientes.

Terceiro ingrediente (roxo): frutas secas ou liofilizadas ou desidratadas

Quarto e quinto nutriente (laranja): açúcar e gordura, o açúcar pode ser na forma de: mel, melado de cana, açúcar (cristal ou mascavo ou demerara) e a gordura normalmente é na forma de óleo. Tente optar por granolas que não apresente mais de um tipo de açúcar ou gordura.

O problema que encontro nas granolas industrializadas é que o segundo ingrediente costuma ser algum tipo de açúcar, ou seja, a segunda fonte de carboidrato da granola não são os cereais e sim os açúcares, com isso a granola apresenta um alto valor de carboidrato, com baixo teor de fibras. O ideal é que os ingredientes apareçam na seguinte ordem: Cereais (aveia, trigo, centeio, cevada, quinua, amaranto, malte, milho), Castanhas (castanha de cajú, castanha do Brasil ou pará, nozes, amêndoa, avelã, pistache, macadâmia) e Sementes (gergelim, girassol, linhaça, abóbora), Frutas secas ou liofilizadas ou desidratadas ou em forma de purê (por exemplo: maçã, banana, coco, uva, entre outros), Açúcar (mascavo, cristal, demerara, mel, inulina), Óleo (oleo vegetal ou manteiga).

Quando olhamos os ingredientes e observamos a ordem, eles não estão na proporção correta como demonstro acima. Para entender melhor vamos comparar alguns rótulos de granolas comerciais?

Granola Tradicional: Aveia em flocos, mel, fibra e gérmen de trigo,açúcar mascavo, uva passa, flocos de cereais (trigo, arroz, aveia e milho), castanhas ( Cajú e Pará ), flocos de milho, óleo vegetal, maça desidratada, gergelim e malte de cereais.
Nesta granola nós podemos observar que eles utilizam dois tipos de açúcares e as sementes, que são excelentes fontes de proteína, estão em menor quantidade. Ao observar a informação nutricional da porção (40g – 1/2 xícara) temos 2g de proteína e 27g de carboidrato dos quais apenas 3g são fibras e 150 calorias.

Granola Caseira Tradicional: Aveia em flocos, açúcar mascavo,flocos de centeio, gordura de palma, flocos de trigo, coco ralado,fibra de trigo, extrato de malte, mel, purê de maçã, semente de linhaça, uva-passa, castanha de caju, flocos de arroz, castanha de Pará, coco em pedaços, farinha de castanha de caju, gergelim integral, aroma natural de baunilha.

Nesta granola observamos o mesmo problema, os açúcares vem em maior quantidade que as castanhas e sementes. Além disso adicionaram aroma (grifado em vermelho) para tentar melhorar o paladar, mas será que era preciso? Ao observar o valor nutricional da porção (40g) temos 3,9g de proteína e 28g de carboidrato dos quais apenas 3,4g são fibras e 192 calorias.

Granola 7 Grãos: flocos de aveia integral, açúcar invertido, açúcar,flocos finos de aveia integral, açúcar mascavo, uvas passas, crispies de arroz (farinha de arroz, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, maltodextrina, malte e sal), gordura vegetal de palma, inulina, extrato de malte, flocos de milho, enriquecidos com ferro e ácido fólico, iogurte em pó, cevada em flocos, gérmen de trigo, semente de linhaça, sal, quinoa em flocos, amaranto em flocos, aromatizantes e emulsificante lecitina de soja.

Nesta granola observamos o mesmo problema, os açúcares vem em maior quantidade que as castanhas e sementes. Além disso, grifado em vermelho, acrescentaram sal (o que aumenta o valor de sódio do produto), iogurte em pó (ou seja pessoas que são intolerantes ou alérgicas ao leite não podem consumir este produto), aromatizante e emulsificante (produtos químicos que ajudam a intoxicar nosso organismo). Ao observar o valor nutricional da porção (40g) temos 3,7g de proteína e 25g de carboidrato dos quais apenas 3,25g são fibras e 143 calorias.


FONTE: "Informações dadas pela nutriconista Verônica Laino Freitas, formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (FSP – USP)".

Então galera, o que eu recomendo? Faça sua granola caseira! É fácil, prático e sem nenhum tipo de adição de açúcar. Ideal para dietas de baixo consumo de calorias. Segue a receita passada por uma amiga querida, Priscila Alves: 
Granola Caseira

Ingredientes:

60g de aveia em flocos
30g de germe de trigo
15g de gergelim branco
15g de semente de girassol descascada
15g de nozes ou amêndoas picadas
15g de castanha do Pará
30g de açúcar mascavo escuro (se quiser)
30g de uva passa preta
1 pitada de sal
2 colh (sopa) de óleo de canola


Modo de preparo:

1-      Misture todos os ingredientes com exceção da uva passa
2-      Leve ao forno pré-aquecido a 150C por cerca de 20 minutos ou até que os cereais estejam ligeiramente dourados. Após 10 minutos mexer para tostar sem queimar a parte de baixo.
3-      Depois de frio, misturar a uva passa e guardar em potes hermeticamente fechados.

Granola com Quinua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) de quinua em flocos
½ xícara (chá) de flocos de cevada
½ xícara (chá) de germe de trigo
4 colh (sopa) de óleo de canola
4 colh (sopa) de açúcar mascavo escuro (se quiser)


Modo preparo:
  1. Misturar todos os ingredientes numa vasilha, colocar em assadeira e levar ao forno pré aquecido até dourar, por aproximadamente 15 min.
  2. Mexer para não deixar queimar. Pode-se acrescentar um pouco de castanha do Pará e uva passa ou damasco seco picadinho.   

Então é isso galera! Sim, granola pode ser saudavel desde que seja feita em casa e sem todas esses açúcares. Vamos cuidar sempre da saúde, sem esquecer de reparar nos pequenos detalhes que com certeza fazem toda a diferença! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário