domingo, 22 de setembro de 2013

Pra Você Não Pensar em Desistir



Como você se sente quando está à frente de algo novo? Você continua em frente ou para no meio da trila? Pede ajuda a alguém ou consegue encarar o desafio chamado “vida” sozinho?
Nas maiores lutas da minha vida eu sempre desistia. Quando pensava que teria algo novo em meu caminho já arranjava alguma desculpa para não continuar. Escondia-me e fingia que não precisava ganhar realmente aquela luta, só pra não ter um desgaste emocional e a minha força ser colocada a prova. Nunca tinha passado por algo que colocasse minha coragem a frente de tudo. Agia sempre com amor, mas com fraqueza. Sentia medo de me entregar e me machucar da alguma forma. Não me sentia forte o suficiente para encarar qualquer coisa que acontecesse. Pequena demais, triste demais e fraca demais.
Por muito tempo fui piada na boca das pessoas. Não era exemplo pra ninguém, não era querida, amada ou respeitada. Hoje as mesmas pessoas que riam de mim me pedem ajuda e me respeitam, porque eu venci e tenho vencido a cada dia que passa.
Uma coisa que aprendi na vida é: o outro só tem poder sobre você se você permite isso. A partir do momento em que você impõe suas vontades e decide qual caminho quer seguir, o outro começa a te respeitar. Cuidado com o poder que o outro exerce em você. Não se iguale a mente e as criticas de pessoas que nunca serão metade do que você é. Encare a vida e você de forma real e verdadeira, sem inventar um poder especial ou um personagem.
Aceite: Aceite, mas não se acomode. Se quiser mudar sua vida em qualquer que seja o sentido, comece por você. A vida começa a dar certo quando você decide o caminho e a direção em que quer seguir.
Pare: Pare de apontar dedos e dizer que não conseguiu por culpa de algo ou alguém. O único responsável por seus erros e acerto é você. Não fique a sombra do outro. Seja inteiro, assuma seu erro e levante.
Erre: Na maior parte do seu caminho você vai errar. Aceite isso. A vida não é 100% acertos e muito menos 100% de erros. Cada erro que cometer guarde em sua bagagem de experiência e concerte. Não permita que um único erro derrube todo o seu objetivo. Lute por quem quer ser.
Caminhe: Trace sua meta e não desista. O caminho pode ser longo, dolorido, com pedras e tropeços, mas cara dor valerá a pena quando vencer.
Orgulhe-se: Orgulhe-se de você, mas não seja mesquinho. Ajude aqueles que chegarem até você, sendo humilde e cuidando para que mais uma vida seja salva. Orgulhe-se de servir de exemplo a outras pessoas e principalmente: de não ser igual aos outros.
Cuide: cuide da sua mente e do seu corpo. Eles são o seu santuário, o mais sagrado que lhe foi dado. Você só tem uma vida e um só corpo, faça dele uma luz esplendorosa.
Viva: A vida não espera e não da trégua. Ela vem e vai em um piscar de olhos e durante esse intervalo, brinque, beije, chore, ria, ajude, cuide, releve os erros, acerte, peça perdão. VIVA.

E por ultimo, não desista: Que as CRÍTICAS virem SUPERAÇÃO, que a DOR vire GANHO, que a LÁGRIMA vire SORRISO e que a VITÓRIA seja CONQUISTA.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Granola: Aliada ou Inimiga da Balança?



A granola consiste de uma mistura de frutas secas, grãos (fibra de trigo, aveia, e flocos de arroz), sementes (castanha de cajú, castanha do pará, amendoim) e açúcar mascavo. Foi inventada em 1886 por um médico suíço e desde então tem sido um dos produtos mais consumidos por todas as pessoas. O que esquecemos de observar, é a quantidade e o açúcar que é ingerido nesses produtos, pois para agradar o paladar dos consumidores, foram acrescentados uma grande quantidade de açúcar e outros ingredientes.

Para poder explicar direitinho pra vocês, separei cada ingrediente por cor de acordo como é vendido no mercado, vamos lá?

Primeiro ingrediente (azul): cereais como: aveia, trigo, centeio, cevada, amaranto, quinua ou um mix destes ingredientes.

Segundo ingrediente (verde): grãos como castanhas (cajú, pará, nozes, amendoa, avelã, etc), semente de linhaça, girassol, gergelim, ou um mix destes ingredientes.

Terceiro ingrediente (roxo): frutas secas ou liofilizadas ou desidratadas

Quarto e quinto nutriente (laranja): açúcar e gordura, o açúcar pode ser na forma de: mel, melado de cana, açúcar (cristal ou mascavo ou demerara) e a gordura normalmente é na forma de óleo. Tente optar por granolas que não apresente mais de um tipo de açúcar ou gordura.

O problema que encontro nas granolas industrializadas é que o segundo ingrediente costuma ser algum tipo de açúcar, ou seja, a segunda fonte de carboidrato da granola não são os cereais e sim os açúcares, com isso a granola apresenta um alto valor de carboidrato, com baixo teor de fibras. O ideal é que os ingredientes apareçam na seguinte ordem: Cereais (aveia, trigo, centeio, cevada, quinua, amaranto, malte, milho), Castanhas (castanha de cajú, castanha do Brasil ou pará, nozes, amêndoa, avelã, pistache, macadâmia) e Sementes (gergelim, girassol, linhaça, abóbora), Frutas secas ou liofilizadas ou desidratadas ou em forma de purê (por exemplo: maçã, banana, coco, uva, entre outros), Açúcar (mascavo, cristal, demerara, mel, inulina), Óleo (oleo vegetal ou manteiga).

Quando olhamos os ingredientes e observamos a ordem, eles não estão na proporção correta como demonstro acima. Para entender melhor vamos comparar alguns rótulos de granolas comerciais?

Granola Tradicional: Aveia em flocos, mel, fibra e gérmen de trigo,açúcar mascavo, uva passa, flocos de cereais (trigo, arroz, aveia e milho), castanhas ( Cajú e Pará ), flocos de milho, óleo vegetal, maça desidratada, gergelim e malte de cereais.
Nesta granola nós podemos observar que eles utilizam dois tipos de açúcares e as sementes, que são excelentes fontes de proteína, estão em menor quantidade. Ao observar a informação nutricional da porção (40g – 1/2 xícara) temos 2g de proteína e 27g de carboidrato dos quais apenas 3g são fibras e 150 calorias.

Granola Caseira Tradicional: Aveia em flocos, açúcar mascavo,flocos de centeio, gordura de palma, flocos de trigo, coco ralado,fibra de trigo, extrato de malte, mel, purê de maçã, semente de linhaça, uva-passa, castanha de caju, flocos de arroz, castanha de Pará, coco em pedaços, farinha de castanha de caju, gergelim integral, aroma natural de baunilha.

Nesta granola observamos o mesmo problema, os açúcares vem em maior quantidade que as castanhas e sementes. Além disso adicionaram aroma (grifado em vermelho) para tentar melhorar o paladar, mas será que era preciso? Ao observar o valor nutricional da porção (40g) temos 3,9g de proteína e 28g de carboidrato dos quais apenas 3,4g são fibras e 192 calorias.

Granola 7 Grãos: flocos de aveia integral, açúcar invertido, açúcar,flocos finos de aveia integral, açúcar mascavo, uvas passas, crispies de arroz (farinha de arroz, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, maltodextrina, malte e sal), gordura vegetal de palma, inulina, extrato de malte, flocos de milho, enriquecidos com ferro e ácido fólico, iogurte em pó, cevada em flocos, gérmen de trigo, semente de linhaça, sal, quinoa em flocos, amaranto em flocos, aromatizantes e emulsificante lecitina de soja.

Nesta granola observamos o mesmo problema, os açúcares vem em maior quantidade que as castanhas e sementes. Além disso, grifado em vermelho, acrescentaram sal (o que aumenta o valor de sódio do produto), iogurte em pó (ou seja pessoas que são intolerantes ou alérgicas ao leite não podem consumir este produto), aromatizante e emulsificante (produtos químicos que ajudam a intoxicar nosso organismo). Ao observar o valor nutricional da porção (40g) temos 3,7g de proteína e 25g de carboidrato dos quais apenas 3,25g são fibras e 143 calorias.


FONTE: "Informações dadas pela nutriconista Verônica Laino Freitas, formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (FSP – USP)".

Então galera, o que eu recomendo? Faça sua granola caseira! É fácil, prático e sem nenhum tipo de adição de açúcar. Ideal para dietas de baixo consumo de calorias. Segue a receita passada por uma amiga querida, Priscila Alves: 
Granola Caseira

Ingredientes:

60g de aveia em flocos
30g de germe de trigo
15g de gergelim branco
15g de semente de girassol descascada
15g de nozes ou amêndoas picadas
15g de castanha do Pará
30g de açúcar mascavo escuro (se quiser)
30g de uva passa preta
1 pitada de sal
2 colh (sopa) de óleo de canola


Modo de preparo:

1-      Misture todos os ingredientes com exceção da uva passa
2-      Leve ao forno pré-aquecido a 150C por cerca de 20 minutos ou até que os cereais estejam ligeiramente dourados. Após 10 minutos mexer para tostar sem queimar a parte de baixo.
3-      Depois de frio, misturar a uva passa e guardar em potes hermeticamente fechados.

Granola com Quinua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de aveia em flocos
½ xícara (chá) de quinua em flocos
½ xícara (chá) de flocos de cevada
½ xícara (chá) de germe de trigo
4 colh (sopa) de óleo de canola
4 colh (sopa) de açúcar mascavo escuro (se quiser)


Modo preparo:
  1. Misturar todos os ingredientes numa vasilha, colocar em assadeira e levar ao forno pré aquecido até dourar, por aproximadamente 15 min.
  2. Mexer para não deixar queimar. Pode-se acrescentar um pouco de castanha do Pará e uva passa ou damasco seco picadinho.   

Então é isso galera! Sim, granola pode ser saudavel desde que seja feita em casa e sem todas esses açúcares. Vamos cuidar sempre da saúde, sem esquecer de reparar nos pequenos detalhes que com certeza fazem toda a diferença! 


Suco Antioxidante: Morango + Mirtilo



Olá gente bonita!!! Tudo certinho com vocês? 

Bom, nessa linda tarde de segunda feira vim trazer uma receita de suco deliciosa e refrescante a todos vocês. Essas duas frutas são uma combinação incrivel de sabor e de remédio natural. SIM, duas frutinhas que agem em nosso organismo como antioxidante. Mas camila, o que são antioxidantes? Vem comigo que eu te explico!!! :)

O que é? 
O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo. Existem os antioxidantes naturais, que são as vitaminas encontradas nos alimentos ou os suplementos vitamínicos e de minerais e oligoelementos que atuam como antioxidantes sintéticos orais, quando a ingestão de frutas e legumes não é ideal. Radicais livres: Favorecem o envelhecimento celular e os antioxidantes combatem esta ação reduzindo a velocidade  do envelhecimento do organismo

Qual a função de um oxidante? 


O consumo de alimentos ricos em oxidantes protegem o corpo da ação dos radicais livres, proporcionando mais saúde. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais, legumes e cereais. Principalmente nos alimentos que são fontes de vitaminas: A, C, E e selênio, que são os principais antioxidantes presentes nos alimentos.

Quais os benefícios? 

Estudos recentes demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, dentre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como catarata e doença de Alzheimer.


Receita do meu suco de Morango e Mirtilo

Ingredientes:

1 xícara de mirtilos
5 morangos
3 lascas de gengibre
Meia folha de couve picado
200 ml de água

Modo de preparo: 


Coloque tudo no liquidificador e depois acrescente 200 ml de água. Se quiser, acrescente algumas gotinhas de adoçante. Geladinho, refrescante, antioxidante e super saudável!

Se joga no suco galera!!! :)










domingo, 8 de setembro de 2013

Organizando as Marmitas



Olá galera! Tudo certinho? Bom, muitas pessoas que querem iniciar uma dieta sempre arranjam uma desculpa de que não tem tempo pra fazer sua alimentação porque trabalha muito, chega tarde e não pode cuidar da saúde. Maaaas, é ai que se enganam! Eu vou falar hoje sobre como eu faço pra organizar a minha dieta pra uma semana, rápido, fácil e simples, de forma que não me atrapalhe e eu não tenha desculpas pra sair da dieta.

Primeira coisa, eu congelo todos os legumes em porções de 100g e separo em saquinhos plásticos próprios para guardar comida. Todos os domingos eu faço esse preparo, porque duram uma semana na geladeira. O que eu costumo congelar?

Brócolis, Couve-flor, Couve Manteiga e frango. Congelo sempre 100g de cada. Algumas pessoas me perguntaram como eu faço pra congelar e não ter risco de etc. Muitooooo simples e fácil pessoal!

Para congelar brócolis e couve-flor: Despedace os dois bem picadinhos e separe para lavar. Depois que lavar, deixe uma panela com agua fervendo. Depois que ferver, coloque os legumes por 3 MINUTOS SOMENTE, só para dar uma pré cozida. Depois disso, coloque os legumes em um baldinho com agua gelada para dar um "susto". Depois que estiverem geladinhos e pré cozinhos, pese de acordo com a quantidade indicada em sua dieta, coloque nos saquinhos e guarde no freezer.

Outra coisa: Nossa camila, mas você tem todo esse trabalho pra comer todos os dias? De novo, esse é o jeito mais prático. São simplesmente escolhas galera. Ter uma vida saudavel exige alguns pequenos sacrificios e tenho certeza que se cada um se esforçar vocês conseguem com certeza levar sua alimentação a sério. Muitas vezes temos na verdade preguiça de cozinhar, e acabamos sendo vencidos pelo fast food. Não deixem isso acontecer, separem pelo menos meia hora do domingo separem para preparar alguma parte do alimento semanal de vocês.

Garanto que esse pequeno esforço vale muito a pena!

Cuidem da alimentação!!!